#23.ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia e a Exposição EmMeio#16 em Portugal são eventos realizados pela Unidade Técnico-Científica de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, numa extensão dos eventos realizados no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Museu Nacional da República, Brasília, DF.
O encontro #23.ART será realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro, com palestras e comunicações presenciais e remotas, assim como a exposição EmMeio#16, que ocorrerá presencialmente na Galeria Elevador, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A ESMAD e a ESMAE colaborarão na organização do evento que será acolhido pelo inED Centro de Investigação em Educação (inED, ESE, IPP) em parceria com o ID+ (Instituto de Investigação em Design Media e Cultura).
O 23º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia e a Exposição EmMeio#16 são eventos de grande relevância no campo da arte, ciência, tecnologia e inovação no Brasil e no exterior. São dos mais antigos eventos académicos do Brasil, de pesquisa laboratorial de diferentes universidades brasileiras e em Portugal esta será já a quarta edição. O #23.ART e o EmMeio#16 oferecem um ambiente propício para a interseção entre diversas disciplinas, da ciência, tecnologia e arte e a exploração de novas fronteiras de conhecimento. Esses eventos promovem a integração de disciplinas, reunindo pesquisadores, artistas, cientistas, tecnólogos e inovadores de diversas áreas. Essa interdisciplinaridade estimula a colaboração e o diálogo entre campos do conhecimento que normalmente operam de forma independente, resultando em novas perspectivas e abordagens para questões artísticas e tecnológicas.
Na edição de 2024, considerando os diversos termos que foram cunhados para descrever a complexidade das crises contemporâneas, como o Antropoceno (Crutzen, Stoermer), Cthuluceno (Haraway),Capitoloceno (Moore), Piroceno (Steven Pyne) e Plantationoceno (Tsing),torna-se evidente que enfrentamos um cenário de crises abrangentes, que incluem dimensões sociais, políticas, económicas, humanitárias e, acima de tudo,climáticas. Diante desse panorama multifacetado, surge a possibilidade de propor o termo 'EcoTecnoCeno' como uma abordagem artística, para o 23º EncontroInternacional de Arte e Tecnologia e para a Exposição EmMeio#16.
EcoTecnoCeno é um termo que poderia ser considerado uma esperança em relação aos conceitos mencionados, que, muitas vezes, se referem a impactos humanos negativos na Terra e nas comunidades naturais. Esse termo sugeriria uma era ou período em que a humanidade está em harmonia com a natureza, adotando práticas, como as artísticas, e sistemas que promovem a saúde do planeta e das comunidades naturais, em vez de prejudicá-las.
EcoTecnoCeno poderia ser interpretado como uma era ou período em que a humanidade está a procurar soluções tecnológicas ecológicas para enfrentar os desafios ambientais e sociais por meio da poética artística.
17/09/2024 – 19/09/2024 - 09:00 - 20:00 GMT-3
Museu Nacional da República - Brasília - Distrito Federal - Brasil
https://www.even3.com.br/23-art-encontro-internacional-de-arte-e-tecnologia-exposicao-emmeio16-439377/
MediaLab/UNB
http://medialab.unb.br/index.php/art
Nulla vel sodales tellus, quis condimentum enim. Nunc porttitor venenatis feugiat. Etiam quis faucibus erat, non accumsan leo. Aliquam erat volutpat. Vestibulum ac faucibus eros. Cras ullamcorper gravida tellus ut consequat.
Nulla vel sodales tellus, quis condimentum enim. Nunc porttitor venenatis feugiat. Etiam quis faucibus erat, non accumsan leo. Aliquam erat volutpat. Vestibulum ac faucibus eros. Cras ullamcorper gravida tellus ut consequat.